terça-feira, 28 de junho de 2011

Tagliatelle frutti di mare

Segundo a lenda, o Tagliatelle foi criado em 1487, pelo Maestro Zafirano, que morava em uma vila chamada Bentivoglio. Após ser contratado para cuidar do casamento do Duque de Ferrara e Lucrécia Borgia, a qual tinha um cabelo loiro belíssimo, que encantou e inspirou o cozinheiro, Zafirano criou a massa.

Hoje o prato é servido com variados molhos como, Bolonhesa; Molho Branco; Rigatoni com maçã e camarão, ao Funghi, etc.



Ingredientes (2 pessoas)

200g de tagliatelle
80g de camarão
80g de marisco
80g de polvo
2 tomates
2 dentes de alho
1 colher de sopa de vinho branco
1 ramo de sálvia ou mangericão

Preparo

Cozinhe a massa por aproximadamente 8 minutos ou até que fique ao dente, reserve. Passe os grupos de frutos do mar um a um na frigideira e reserve. Corte o tomate em cassé e amasse o alhe.

Para preparar o molho, puxe o azeite de oliva com os tomates e o alho amassado até que encorpe. Adicione os frutos do mar, deixando o camarão por último. Jogue o vinho deixando evaporar o álcool, coloque as ervas e o camarão, regule o sal e a pimenta.

*Dicas: Corte o polvo em anéis, e cozinhe só no vapor com vinho branco. Escalde com água quente e um pouco de limão (tira o gosto). Lembrando sempre que se deve retirar a caneta de dentro.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Direto da França, Filet au Poivre Vert

Um prato cuja origem é um "mistério", porém, um chefe de cozinha francês garante ter inventado na década de 30, ao perceber que um grupo de clientes americanos estavam bebendo muito. Ao perguntar para o dono sobre o que servir, ele respondeu para criar um prato apimentado com intuito de fazê-los perceber o sabor. Nascia então, o delicioso e apimentado Filet au Poivre Vert!


INGREDIENTES (2 pessoas)
200 ml de molho demi glace ou caldo de carne
30 ml de creme de leite
30 ml de conhaque (opcional)
450 g de filé de mignon
30 g de manteiga
1 colher de cebola picada
1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino verde (poivre verde) levemente amassada
Sal

PREPARO
Derreta a manteiga em uma frigideira e em seguida refogue a cebola. Adicione a pimenta verde e flambe com o conhaque. Logo em seguida acrescente o molho demi glace ou caldo de carne e  o creme leite. Ferva por alguns minutos. Acerte o sal. Por último tempere o mignon com sal e pimenta do reino, e grelhe dos dois lados. 

*Para dar um toque especial, sirva imediatemente com o molho sobre o filé e como acompanhameto batata souté ou purê.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Degustá


Atuando há mais de 40 anos no ramo Gastronômico, o Degustá Restaurante e Buffet, teve início com seu fundador Izoel Luiz Jatczak, no Graciosa Country Club.
Hoje o "Degustá" está presente nos Clubes Socias mais eletizados de Curitiba, que continua sendo dirigido pela família.

Pensando nos seus clientes, o Degustá criou este espaço para revelar os segredos dos melhores pratos servidos nos seus restaurantes, para que você possa fazê-los na sua própria casa!

Quer participar?
Faça suas perguntas e deixe seus comentários.


Para começar bem, vamos passear pela Itália e provar uma deliciosa "Bistecca alla Fiorentina", prato típico da região da Toscana.



INGREDIENTES (2 pessoas)
1 filé em T, cortado alto (3 cm), com aproximadamente 1,3 Kg
Azeite de oliva extravirgem, para marinar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 ramos de alecrim (opcional)
6 dentes de alho (opcional)

PREPARO
Tempere a carne com o sal e pimenta. Unte com o azeite de oliva e deixe em repouso por aproximadamente 30 minutos.
Aqueça uma frigideira pesada ou uma churrasqueira com brasas ardentes e coloque a carne deixando-a por 5 minutos. Vire uma única vez e repita o processo.
Retire e reserve. Coloque o azeite excedente em uma outra frigideira e torne a aquecer com os dentes de alho. Deixe até ficarem dourados. Deixe por um minuto e despeje na carne.

* Para um sabor especial, sugerimos como acompanhamento o uso de alecrim, purê ou batata soutê.