quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ossobuco

O Ossobuco é mais um dos deliciosos pratos italianos, especificadamente, da região da Lombardia. O nome significa literalmente "Osso (com) buraco”. A explicação é que o chambão de vitela, ou seja, fatias da pata ou canela do animal são cortadas em rodelas juntamente com os ossos. Cada rodela tem no meio um osso e no buraco do mesmo, o tutano, que também deve ser consumido.


INGREDIENTES (2 PESSOAS)

2 pedaços de ossobuco com aproximadamente 300g
1 cebola
1 cenoura
1/4 de alho poró
2 tomates
200ml de vinho tinto
100ml de extrato de tomate
1 litro d'água
100g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo de soja
Sal e Pimenta do Reino

PREPARO
Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Amarre com barbante para que não solte a carne do osso, e em seguida, empane com farinha de trigo.
Doure a carne dos dois lados e retire. Na mesma panela acrescente os legumes em pedaços pequenos, deixe dourar, adicione o vinho e deixe reduzir (evapore o álcool).
Coloque o extrato de tomate junto com a água e deixe levantar fervura. Em outra panela de fundo grosso coloque os dois pedaços de ossobuco e adicione o caldo já pronto sobre a carne. Tampe a panela, deixe cozinhando por aproximadamente 2 horas e meia à 3 horas em fogo baixo.

Para acompanhamento, sirva polenta cremosa ou risoto.

*Dicas: Retire a carne e corte o barbante. Coe o molho da panela e coloque sobre a carne e o acompanhamento escolhido.

Sugestão: Gremolato ou Gremolada - alho, sal e limão siciliano. Moa bem, misture e sirva sobre o ossobuco.
 

Tagliatelle com Pernil de Cordeiro


O Tagliatelle chegou novamente para deliciar suas refeições.. 

A história do Maestro Zafirano, que após ser contratado para cuidar do casamento do Duque de Ferrara, se encantou com o lindo cabelo da noiva, Lucrécia Borges, e deu origem ao prato em 1487, você já conhece... O que você ainda não sabe é que esta deliciosa massa pode ser muito bem servida se acompanhada de um saboroso pernil de cordeiro! Estudos mostram que Jesus Cristo teria saboreado um pernil de cordeiro na “Última Ceia” com seus apóstolos. Ao contrário do que muitos pensam, os judeus celebram a páscoa de uma maneira diferente... Aqui, é a época do tradicional peixe, mas a ceia pascal judaica, é comemorada com pão, cordeiro, vinho e ervas amargas. E agora você vai ter o privilégio de saber como se prepara este prato maravilhoso!


INGREDIENTES (5 PESSOAS)

1 kg de Tagliatelle
1 kg e meio de Pernil de Cordeiro (inteiro)
700 ml de vinho tinto
200 gr de manteiga
1 ramo de sélvia fresca
1 ramo de louro
2 dentes de alho
1 ramo de alecrim
Sal e Pimenta do Reino

PREPARO

Pernil: Primeiramente tempere o pernil com 200 ml de vinho, louro, alecrim, sal, pimenta do reino e alho, e reserve por 2 horas. Coloque em uma assadeira, embrulhado com papel alumínio e leve ao forno a 180ºC por 2 horas (ou até que fique bem macio). Retire da assadeira e reserve até esfriar. Coe o molho da assadeira e reserve.

Talharim: Adicione o Talharim em uma água já fervente e deixe por aproximadamente 8 minutos (ou até que fique al dente). Reserve em um recipiente e espalhe para cortar o cozimento. Derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a sálvia até que fique crocante.

Molho: Em uma panela adicione o molho do pernil já peneirado. Acrescente o vinho (500 ml). Deixe reduzir e corrija com sal e pimenta.

Preparo: Fatie o Pernil (já frio). Em uma frigideira coloque a manteiga com a sálvia, e acrescente à massa. Em outra frigideira aqueça o molho com o pernil fatiado. Em uma travessa coloque a massa e o pernil com o molho.

*Dicas: Para decorar, use alecrim, folhas de louro e um bom parmesão.

 
 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tagliatelle frutti di mare

Segundo a lenda, o Tagliatelle foi criado em 1487, pelo Maestro Zafirano, que morava em uma vila chamada Bentivoglio. Após ser contratado para cuidar do casamento do Duque de Ferrara e Lucrécia Borgia, a qual tinha um cabelo loiro belíssimo, que encantou e inspirou o cozinheiro, Zafirano criou a massa.

Hoje o prato é servido com variados molhos como, Bolonhesa; Molho Branco; Rigatoni com maçã e camarão, ao Funghi, etc.



Ingredientes (2 pessoas)

200g de tagliatelle
80g de camarão
80g de marisco
80g de polvo
2 tomates
2 dentes de alho
1 colher de sopa de vinho branco
1 ramo de sálvia ou mangericão

Preparo

Cozinhe a massa por aproximadamente 8 minutos ou até que fique ao dente, reserve. Passe os grupos de frutos do mar um a um na frigideira e reserve. Corte o tomate em cassé e amasse o alhe.

Para preparar o molho, puxe o azeite de oliva com os tomates e o alho amassado até que encorpe. Adicione os frutos do mar, deixando o camarão por último. Jogue o vinho deixando evaporar o álcool, coloque as ervas e o camarão, regule o sal e a pimenta.

*Dicas: Corte o polvo em anéis, e cozinhe só no vapor com vinho branco. Escalde com água quente e um pouco de limão (tira o gosto). Lembrando sempre que se deve retirar a caneta de dentro.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Direto da França, Filet au Poivre Vert

Um prato cuja origem é um "mistério", porém, um chefe de cozinha francês garante ter inventado na década de 30, ao perceber que um grupo de clientes americanos estavam bebendo muito. Ao perguntar para o dono sobre o que servir, ele respondeu para criar um prato apimentado com intuito de fazê-los perceber o sabor. Nascia então, o delicioso e apimentado Filet au Poivre Vert!


INGREDIENTES (2 pessoas)
200 ml de molho demi glace ou caldo de carne
30 ml de creme de leite
30 ml de conhaque (opcional)
450 g de filé de mignon
30 g de manteiga
1 colher de cebola picada
1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino verde (poivre verde) levemente amassada
Sal

PREPARO
Derreta a manteiga em uma frigideira e em seguida refogue a cebola. Adicione a pimenta verde e flambe com o conhaque. Logo em seguida acrescente o molho demi glace ou caldo de carne e  o creme leite. Ferva por alguns minutos. Acerte o sal. Por último tempere o mignon com sal e pimenta do reino, e grelhe dos dois lados. 

*Para dar um toque especial, sirva imediatemente com o molho sobre o filé e como acompanhameto batata souté ou purê.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Degustá


Atuando há mais de 40 anos no ramo Gastronômico, o Degustá Restaurante e Buffet, teve início com seu fundador Izoel Luiz Jatczak, no Graciosa Country Club.
Hoje o "Degustá" está presente nos Clubes Socias mais eletizados de Curitiba, que continua sendo dirigido pela família.

Pensando nos seus clientes, o Degustá criou este espaço para revelar os segredos dos melhores pratos servidos nos seus restaurantes, para que você possa fazê-los na sua própria casa!

Quer participar?
Faça suas perguntas e deixe seus comentários.


Para começar bem, vamos passear pela Itália e provar uma deliciosa "Bistecca alla Fiorentina", prato típico da região da Toscana.



INGREDIENTES (2 pessoas)
1 filé em T, cortado alto (3 cm), com aproximadamente 1,3 Kg
Azeite de oliva extravirgem, para marinar
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
3 ramos de alecrim (opcional)
6 dentes de alho (opcional)

PREPARO
Tempere a carne com o sal e pimenta. Unte com o azeite de oliva e deixe em repouso por aproximadamente 30 minutos.
Aqueça uma frigideira pesada ou uma churrasqueira com brasas ardentes e coloque a carne deixando-a por 5 minutos. Vire uma única vez e repita o processo.
Retire e reserve. Coloque o azeite excedente em uma outra frigideira e torne a aquecer com os dentes de alho. Deixe até ficarem dourados. Deixe por um minuto e despeje na carne.

* Para um sabor especial, sugerimos como acompanhamento o uso de alecrim, purê ou batata soutê.